Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Catéter de Swan-Ganz - página 01

A partir de 1970, Swan e Ganz realizaram um estudo que permitia introduzir um catéter para registrar os parâmetros hemodinâmicos na artéria pulmonar (Knobel,2000). Após alguns anos, com a utilização de transdutores eletrônicos, associado ao uso da heparina e da revolução eletrônica, e com o catéter de balão-fluxo dirigido, foi possível aferirem as medidas de pressões intravasculares com maior segurança.
O conhecimento de parâmetros fisiológicos, que até então só eram obtidos em laboratórios de hemodinâmica, tornou-se possível à beira do leito, permitindo o tratamento mais racional dos estados de choque, infarto do miocárdio, insuficiência respiratória aguda, quadros sépticos e outras condições que ocorrem nos pacientes graves.
A partir de 1980, este procedimento se tornou mais rotineira nas UTIs do mundo, onde o uso do catéter de Swan-Ganz cresceu rapidamente de 400 mil para 2 milhões de unidades vendidas anualmente no mundo (1 milhão somente nos Estados Unidos), porém em nosso meio, seu uso seja ainda limitado devido ao alto custo.
Conhecendo o catéter de Swan-Ganz



O catéter de Swan-Ganz, também conhecido como catéter balão-fluxo dirigido devido a presença de um balonete inflável na ponta do catéter, onde o próprio fluxo sangüíneo o dirige até a artéria pulmonar. Tem geralmente um diâmetro de 7F (French), de 110 cm, graduação a cada 10 cm, duas vias para transmissão do sinal pressórico (distal e proximal), termissor incorporado para cálculo do débito cardíaco e uma via com válvula para inflação do balonete (Araújo, 1992; Cintra, 2000).


Quando posicionado corretamente, obtém-se os parâmetros fisiológicos como pressão venosa central, pressão sistólica e diastólica do ventrículo direito (obtidas durante o posicionamento), pressões sistólica e diastólica da artéria pulmonar. Quando se insufla o balonete dentro de um dos ramos da artéria pulmonar, verifica-se os valores da pressão capilar pulmonar (PCP) ou pressão da artéria pulmonar ocluída (PAPO), que servirá de dados para se identificar a pressão hidrostática capilar pulmonar e a pré-carga do ventrículo esquerdo.
Além desses parâmetros, poderá utilizar-se do catéter na coleta de sangue venoso misto (foto) para análise gaso e oximétrico e para a mensuração do débito cardíaco através do método de termodiluição.

A inserção é realizada por punção percutânea geralmente das veias subclávia, jugular interna ou externa, veia femural ou dissecção de veia antecubital.
Materiais utilizados na introdução do catéter de Swan-Ganz




- Material de Flebotomia ou Intracath, campos cirúrgicos e campo fenestrado, avental e luvas estéreis.

- Gorro, máscaras, óculos de proteção. PVPI tintura, anestésico (lidocaína 2% s/vasoconstrictor), seringas descartáveis de 10 e 20 ml, agulhas descartáveis (40x12; 25x7), fios de algodão, lâmina de bisturi, torneiras de 3 vias.


- Soluções fisiológicas (500 e 250 ml), equipo simples (macrogotas), heparina (opcional).



- Bolsa pressurizadora, suporte de soluções e suporte para transdutores.




- Catéter de Swan-Ganz 7F, introdutor do catéter com dilatador venoso 8F, e kit de monitorização invasiva.



- Monitor com saídas para ECG e pressões invasivas.

Próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com atenção:

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Aviso aos comentaristas: Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

Obs.: Este blog é um espaço amplo e democrático com o qual colaboram pessoas com diferentes visões. As matérias aqui publicadas refletem única e exclusivamente o ponto de vista dos seus autores, não necessariamente a opinião do proprietário.

Por Marcos Silva